Acredito que o Marketing vai evoluir cada vez mais para uma componente mais analítica, e cada vez mais numa lógica de users. Isto é, um forte desenvolvimento das plataformas online em que a abordagem e a estruturação estará orientada ao utilizador, e não somente ao cliente.
Acredito, que o Marketing se vai posicionar muito em complemento a toda a parte de gadgets, que permitem hoje em dia a qualquer consumidor aceder a informação de qualquer produto e serviço, de uma forma instantânea. As empresas vão-se organizar em função do utilizador, e o Marketing claramente se orientará nesse sentido. Portanto, estará muito dependente da plataforma tecnológica. Diria que os sites passarão a ser toda a dinâmica e envolvente com o consumidor e, que as empresas vencedoras vão ser aquelas que vão conseguir atrair para si a maior parte de utilizadores. A partir daqui e com a vertente analítica será muito mais fácil fazer vencer a proposta de valor.
Conceitos tradicionais de comunicação de mass market claramente cairão e, ficarão apenas como uma estratégia acessória ao que será efetivamente a base da função de Marketing.